UN PARAÍSO LLAMADO BUZIOS

Com praias paradisíacas, natureza exuberante e arquitetura sofisticada, Búzios é considerada a ‘Saint Tropez’ brasileira, sendo um dos destinos mais requisitados por turistas nacionais e internacionais. Este pequeno paraíso une a essência da vila de pescadores ao requinte herdado pela visita da atriz francesa Brigitte Bardot, nos anos 60.

Com um clima tropical, durante todo ano, é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade e contato com meio ambiente. Fica a 165km da capital fluminense, e tem uma geografia cercada por mar em quase toda sua totalidade. São mais de 20 praias de águas cristalinas, que recebem de um lado correntes marítimas do Equador, e de outro, do pólo sul, o que faz com que tenha tanto praias de águas mornas quanto geladas.

Os amantes de esportes ao ar livre poderão aproveitar cada milímetro deste charmoso balneário, seja por mar ou por ar. Para os praticantes de mergulho recomenda-se as praias Azeda, Ferradura, João Fernandes e Tartaruga. Na Rasa e em Manguinhos, a prática do windsurfe é mais presente. Brava, Geribá e Tucuns são praias de mar agitado, própria para o surf e body board. Pela Serra das Emerências saem os voos livres que garantem um visual inesquecível.

Além da natureza privilegiada, o balneário tem diversas atrações turísticas. A mais famosa é a Rua das Pedras, com um pouco mais de 600 metros, a rua é um espaço de enorme variedade cultural, sendo um point para encontrar amigos e conhecer gente interessante. Reúne lojas das melhores grifes do mundo e de artesanato local, tudo reunido em uma harmonia impressionante.

A gastronomia é surpreendente. São centenas de restaurantes, que vão desde pequenos espaços administrados por pescadores locais, que oferecem pratos à base de peixe, aos mais refinados representantes da culinária internacional. E a noite buziana? Ah, é badalada, com boates renomadas e bares aconchegantes.

Praias

Praia de Geribá
Com 2km de extensão, Geribá é a praia mais badalada de Búzios, point de gente bonita e animada. As ondas perfeitas atraem os surfistas e praticantes de esportes radicais. Os aventureiros podem ter aulas de surf. Mais para o canto esquerdo, as ondas se acalmam e é um lugar mais tranquilo para aproveitar com toda a família.

Praia João Fernandes
Preferida dos turistas internacionais, a Praia de João Fernandes tem águas calmas, transparentes e muita vida marinha. É perfeita para quem adora mergulhar com os peixes. É possível alugar caiaque com fundo transparente, prancha de stand-up paddle e snorkel para aproveitar o dia da melhor maneira. Em toda a sua extensão tem quiosques.

Praia João Fernandinho
A Praia de João Fernandinho, recebe este nome porque é a extensão da Praia de João Fernandes. Com uma faixa de areia menor, fica mais aconchegante e intimista. O mar calmo de águas cristalinas transmite tranquilidade e é ideal para prática do mergulho.

Praia Azeda e Azedinha
Uma escadaria de madeira leva até uma das praias favoritas dos moradores. Pequena e charmosa tem mar calmo e de cor verde-limão. Ideal para prática de mergulho e stand-up paddle. Dizem que o nome da praia surgiu devido a cor do mar ser verde como um limão azedo.

Praia da Ferradura
Uma extensa enseada sofisticada, de um lado é cercada por quiosques rústicos e de outro por mansões. A praia ganhou este nome devido ao seu formato. O mar é calmo, de águas frias e translúcidas.

Praia Ferradurinha
Reservada, parece cenário de filme, cercada por vegetação e formação rochosa, é bastante rústica. As águas cristalinas e calmas são um convite para prática de mergulho de stand-up paddle.

Praia dos Amores
Quase deserta, o acesso é por uma trilha depois da Praia do Canto. O cenário é paradisíaco. Com mar calmo e águas translúcidas é o lugar perfeito para quem busca privacidade e tranquilidade. As rochas formam maravilhosas piscinas naturais que encantam.

Praia Olho de Boi
Paraíso dos naturalistas, a praia de nudismo Olho de Boi, tem difícil acesso. Para frequentar não é permitido o uso de nenhum tipo de roupa. Com águas transparentes e areia branca, é um reduto escondido de Búzios.

Praia da Gorda (Mangue de Pedra)
Localizada no Mangue de Pedra, a Praia da Gorda, é rústica e chama atenção por suas águas dividirem espaço com pedras e árvores que ali nascem. Pouco badalada, traz na sua formação geológica histórias das formações dos continentes.

Praia da Armação
De frente para a Orla Bardot, oferece uma das vistas mais exuberantes do balneário. Com pouca faixa de areia, tornou-se um local para apreciar a paisagem. Lá fica o Píer, de onde saem os táxis marítimos e as escunas para passeios. Os visitantes que chegam por transatlânticos também desembarcam na Praia da Armação. Os barcos dos pescadores ancorados compõem o cenário.

Praia do Canto
Ao lado da Rua das Pedras, a praia é cercada por mansões e lojas de grife. Possui uma estreita faixa de areia, as águas são calmas e muitas vezes mornas.

Praia dos Ossos
Encantadora, a Praia dos Ossos fica ao lado da histórica Igreja de Sant’Anna. Tem sua orla arborizada, a pequena praia é charmosa e frequentada por famílias que optam pela tranquilidade do local.

Mangue de Pedra
O Mangue de Pedra tem seu nome devido sua paisagem única, onde a presença de pedras e areia na beira do mar constitui o embasamento no qual as raízes da vegetação de mangue se desenvolvem. É considerado um dos três mangues de pedra existentes no mundo. Em Recife e no Japão ficam os outros dois. A área protegida tem importância geológica, ambiental e cultural, com a presença do raro ecossistema do Mangue de Pedra e seu contexto geológico incluindo a Ponta do Pai Vitório e Ilha Feia.

Praia de Tucuns
Rústica a Praia de Tucuns possui cerca de 3 km de extensão, é frequentada por nativos e turistas que gostam de estar em contato com a natureza na sua essência. Possui mar propício para a prática de surf, bodyboard e surf de peito. Em seu entorno conta com vegetação nativa e a Serra das Emerências. Os poucos quiosques ficam no canto direito, e servem petiscos de frutos do mar e água de coco.

Praia de José Gonçalves
Um paraíso escondido, cercado por costões rochosos. Distante dos points da cidade, o acesso é feito por uma rua de terra. A Praia de José Gonçalves é bastante procurada por surfistas que aproveitam quando o clima favorece para altas ondas. Tem períodos durante o ano que o mar está tranquilo. O quiosque rústico oferece o saboroso marisco na casquinha.

Praia Brava
Reduto das altas ondas, a Praia Brava atrai surfistas durante o ano todo. Com um mar azul, cercado por vegetação rasteira e rochosa a paisagem encanta os amantes da natureza. Conta ainda com requintado restaurante a beira mar.

Praia de Manguinhos
Com água morna e calma, tem uma faixa de areia bastante estreita. Considerada a praia que tem o pôr-do-sol mais bonito do balneário, de onde se vê o sol tocar o mar. É na beira da Praia de Manguinhos que fica a maior concentração de peixarias. Também é ali que está localizado o Pólo Gastronômico Porto da Barra.

Praia da Foca
Próxima a Praia do Forno, a Praia da Foca é pequena, cercada por rochas que formam piscinas naturais. As águas transparentes deixam este pequeno paraíso ainda mais charmoso. O acesso é por trilha, e se for passar o dia o ideal é que leve alguns petiscos, pois não tem quiosque.

Praia do Forno
Com visual indescritível, águas transparentes e mornas, é ideal para a prática de mergulho com snorkel. Pequenas piscinas naturais se formam entre as pedras. As areias têm um tom avermelhado devido a geologia do lugar. A praia é pequena e preserva suas características naturais.

Praia Rasa
Ideal para a prática de kitesurf, windsurf e vela, leva este nome devido a grande extensão de mar raso e calmo. As poucas ondas são pequenas e sequenciais variando conforme o tempo. As águas são mornas e as crianças se divertem na Praia Rasa.

Praia da Tartaruga
Charmosa, a Praia da Tartaruga tem águas mornas e calmas. Cercada de vegetação de um lado e quiosques do outro, possui muita sombra. A prática de snorkel e stand-up paddle é bastante comum neste paraíso.

GALERIA