Experiência de viagem: como aproveitar a gastronomia local

Experiência de viagem: como aproveitar a gastronomia local

30mar

Conhecer a gastronomia local é parte importantíssima em qualquer viagem, pois, além de experimentar novos sabores através da comida, pode-se conhecer diversos outros elementos, como história, cultura e valores comuns.

Conheça abaixo algumas dicas infalíveis para você aproveitar a gastronomia de um lugar e enriquecer ao máximo sua experiência de viagem!

Faça uma Pesquisa Prévia

Está indo conhecer outro estado? A melhor forma de aproveitar a gastronomia local é fazer sempre uma pesquisa prévia para que você possa aproveitar somente as partes boas e evite surpresas desagradáveis no destino.

Pesquise sobre os principais tipos de comida, ingredientes e temperos utilizados no local, especialmente se você tiver alergia ou intolerância a algum alimento, como lactose, glúten, amendoim, camarão, etc.

Assim, você poderá evitar certos alimentos que poderão te fazer mal e aproveitar a sua viagem de consciência tranquila.

Vai Ficar em Uma Pousada? Escolha Pela Cozinha

Muitas pousadas possuem restaurante próprio ou cozinhas especiais para os seus hóspedes.

Essa é uma ótima forma de começar a conhecer a culinária local. Mesmo se não houverem jantares especiais, no buffet de café da manhã, você já poderá ter uma ideia de pratos típicos.

Alta Gastronomia

A melhor forma de conhecer a gastronomia de um lugar, além dos restaurantes locais, pode acontecer “na rua”, como em feiras gastronômicas, restaurantes menores e outros pontos similares. Dependendo da cidade, e da época do ano, você poderá participar de grandes festivais, como o Festival Gastronômico de Búzios, que acontece anualmente e conta com a presença de turistas de todo o mundo.

Conheça a Rota Gastronômica

Pesquise onde está a rota gastronômica na cidade onde você pretende visitar. Lá é onde geralmente se encontram os melhores restaurantes, bares, e onde as pessoas costumam frequentar em finais de semana.

Conhecer a rota gastronômica é importante porque comida é mais do que alimentação, mas cultura e estilo de vida, logo, você também acaba conhecendo mais sobre a população, sua diversidade, seus estilos, etc.

Estar entre as pessoas faz qualquer comida ficar ainda mais gostosa.

Diversifique

Muitas pessoas tiram um dia só para conhecer a comida local, e acabam aproveitando bastante, mas conhecem apenas só uma parte. O ideal é você conhecer as várias formas de comida da região, seja em situações mais formais, como em restaurantes, seja em feirinhas, nos bares à noite, nos parques e mesmo no meio da rua.

Conheça as diversas opções gastronômicas locais. Uma dica é usar da gastronomia como forma de conhecer e aproveitar a cidade.

Peça Indicações de Locais

Se você não conhece a cidade, provavelmente só encontrará os lugares mais famosos e voltados para turistas em pesquisas na internet, o que é ótimo, mas acabam limitando o conhecimento do jeito de ser do povo.

Normalmente empresas hoteleiras, como hotéis e pousadas possuem balcões de apoio turístico, onde você poderá conversar e pedir informações, mas, para além desses serviços, pergunte às pessoas o que elas gostam e indicam.

Também converse com moradores locais, pergunte a elas o que realmente é bom no aspecto gastronômico. Eles sempre terão uma dica de restaurante ou bar maravilhoso para você aproveitar.

Prepare-se Financeiramente

Especialmente quando se viaja para grandes centros urbanos, muitas pessoas deixam de aproveitar a gastronomia local por não terem se preparado anteriormente.

Nada melhor do que apreciar uma boa comida de cabeça despreocupada, não é? Por isso, ao planejar a sua viagem, dê uma atenção especial para a gastronomia, separando dinheiro para curtir os melhores lugares.

Leve a Gastronomia Consigo

Essa é uma dica para quem gosta de cozinhar. Se você adorou um prato local, não hesite em pesquisar a receita, pergunte às pessoas como é feito e leve esse pedacinho da cidade consigo.

Assim, sempre que preparar e saborear esse prato, você poderá reviver excelentes lembranças de sua viagem.

E aí, o que achou das dicas deste artigo? Quer ficar por dentro de mais experiências incríveis que você pode viver em sua próxima viagem? Assine nossa lista vip e tenha tudo em primeira mão!