Preservação Ambiental em Búzios

Preservação Ambiental em Búzios: Importância e Benefícios Para a Natureza

26jul

A preservação ambiental em Búzios é um dos grandes atrativos dessa cidade fantástica.

Aliás, a preservação ambiental é um tema de grande relevância, sobretudo pelo fato de a cidade contar com fauna e flora nativas e riquíssimas.

Leis e projetos têm sido discutidos para manter a qualidade do ecossistema natural do lugar.

A conscientização dos turistas também é um ponto fundamental nessa questão, pois a manutenção da beleza da cidade depende de atos simples de cada um que pisa na nela.

Nos acompanhe até o final deste artigo, e saiba a importância da preservação ambiental em Búzios, e como você pode contribuir para isso quando for visitar a cidade.

Confira agora!

 

Precisamos falar sobre preservação ambiental em Búzios

Afinal, qual a importância de se discutir preservação ambiental em búzios?

Armação de Búzios possui ecossistemas com características ambientais diversas e únicas. Sem contar com a fauna marinha, de uma riqueza sem igual.

Muitos destacam, inclusive, que as condições climáticas e geológicas da região propiciam uma biodiversidade diferenciada e abundante.

Com isso, observamos a riqueza que temos no nosso quintal, e nem sempre damos o devido valor. Você consegue sentir o peso dessa responsabilidade?

Contudo, é comum ler notícias sobre queimadas criminosas, poluição nos mares, etc.

Diante deste quadro, o próprio município se mobilizou para conscientizar as pessoas ou impôs mecanismos com fim de diminuir os prejuízos ambientais.

 

Taxa de Preservação Ambiental

Em fevereiro de 2017  foi aprovada na Câmara Municipal a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), apelidada de pedágio.

A lei dispunha sobre a cobrança da taxa nos períodos de alta temporada em Búzios, que compreende o período entre as datas 15 de novembro e 15 de abril.

Os recursos adquiridos são destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, para investimentos e custeios na área ambiental.

Ocorre que os períodos de alta temporada são os períodos de maior poluição e lixos encontrados na cidade.

Como Búzios simplesmente fervilha de pessoas praticamente todos os dias, essa foi uma forma que o poder público encontrou para diminuir o prejuízo ambiental.

 

Você conhece o Projeto Ecorais?

O projeto Ecorais promove conscientização à população por meio de ações que são realizadas nas belas praias da cidade.

Sua origem se deu a partir de uma tese de mestrado na UERJ, e o projeto é dirigido pelo Instituto  Brasileiro de Biodiversidade e por uma OSCIP (uma organização social civil de interesse público).

Dentre os principais destaques dos fatores que prejudicam o meio ambiente local, estão:

  • o volume de lixo deixado nas praias e jogados no mar;
  • o número de banhistas e de pessoas na areia;
  • a quantidade de barcos de passeio;
  • a atividade pesqueira feita de forma indiscriminada.

Com projetos como estes, os turistas e todos aqueles que frequentam as praias de búzios, tomam consciência da importância de preservar o que há de melhor em búzios.

 

Preservação Ambiental em Búzios por meio de práticas simples

Quando destacamos a importância da preservação ambiental em búzios, imaginamos atos grandiosos e ONG’s por trás disso. Mas não depende apenas dessas ações.

Preservação ambiental diz respeito à consciência de se jogar um copo de plástico na lixeira correta, por exemplo.

São atos simples praticados por pessoas comuns que fazem uma diferença enorme. São as atitudes no dia-a-dia e a convivência respeitosa com o lugar. E quem agradece é a natureza (e consequentemente, todo mundo ganha).

Você, turista, está diante de uma das vegetações mais ricas do país em Búzios. Animais, plantas e árvores diversas. Cuidar com carinho de todo este patrimônio natural é nosso dever.

E a sua alegria e lazer estão interligados com a natureza, da hora que você acorda à hora que vai dormir.

Você recebe um bom dia e um boa noite da vegetação e animais deste belíssimo lugar. Não é mesmo?

É uma alegria muito grande ao surfar e se deparar com golfinhos, fazer um mergulho e dar um olá para os corais ou até mesmo curtir algumas trilhas em Búzios e se deparar com a flora encantadora.

Esta é a mágica deste lugar. E só depende de você mantê-la!

 

E que tal curtir esta paisagem magnífica em um lugar confortável e aconchegante?

Não se pode falar em preservação ambiental em Búzios sem lembrar das belezas que a cidade guarda.

Fazer o dever de casa e cuidar de toda essa riqueza só tende a propiciar mais diversão e alegria para todas as pessoas e turistas que aqui frequentam.

E não há lugar melhor para viver essa alegria, e vislumbrar uma vista incrível, senão aqui no La Pedrera Small Hotel & SPA.

Aqui você encontra o conforto e aconchego necessários para sua família. Com tranquilidade, segurança e muita beleza natural. Clique Aqui e Garanta o seu lugar em um dos lugares mais cobiçados de Búzios!