Arquitetura e Decoração de Búzios: Um Estilo Único e Irreverente

Arquitetura e Decoração de Búzios: Um Estilo Único e Irreverente

06set

Que a beleza das praias de Armação dos Búzios, sua gastronomia e atrações no turismo são fantásticas não é novidade.

Conhecida como a Saint-Tropez brasileira, Búzios recebe milhares de visitantes todos os anos.

São turistas e pessoas que vem para a península localizada na Região dos Lagos com o objetivo de aproveitar a beleza do lugar, explorar as opções de lazer, fazer negócios e muito mais.

Porém, não são só as belas praias, as trilhas, passeios e a culinária da cidade que tornam a cidade tão atrativa. A arquitetura e decoração de Búzios formam um estilo único e diferenciado.

Neste artigo, você entenderá mais sobre esse ponto tão pouco mencionado, mas que é muito charmoso na cidade.

Continue sua leitura e descubra por que a arquitetura de Búzios é um cenário único que deve existir nas suas memórias.

 

A arquitetura em Búzios: estilo colonial por onde quer que se caminhe

Conhecida como uma cidade historicamente de pescadores, Armação dos Búzios preserva uma arquitetura dos tempos coloniais.

Além disso, a cidade é bem conhecida pela visão que alguém tem se sobrevoar a cidade. Há um padrão de telhados em que se predomina o uso de telhas capa e canal ou telhas coloniais.

Um detalhe interessante sobre os telhados da cidade é que algumas construções usam telhas canal de larga espessura. E é curioso como muitas dessas telhas parecem vir de materiais de demolições ou de fabricação sob medida em olarias regionais.

E pra finalizar com os telhados, algumas casas ainda utilizam o chamado bico de pato, que é uma telha achatada e inclinada para cima na ponta e que só é colocada na quina da casa, imitando o bico do animal.

No mais, é importante dizer que nas construções e arquitetura de Búzios se utiliza prioritariamente a madeira, muito por conta do estilo de construção dos antigos pescadores.

 

As restrições espaciais não atrapalham a arquitetura em Búzios, muito pelo contrário

A legislação municipal da cidade de Búzios possui uma lei que estabelece limites espaciais para as construções feitas na cidade.

Dentre elas está a limitação de que toda construção pode ter até dois pavimentos de altura.

Isso se chama controle do gabarito de altura. Essa medida é importantíssima para preservar as vistas que se tem na cidade, pois limitando o número de andares das construções garante-se que não existirão prédios “tapando” as lindas paisagens de quem visita ou mora na cidade.

Além disso, o segundo pavimento deve possuir uma taxa de ocupação menor do que o primeiro. Essa regra é para evitar a formação dos chamados “caixotes”, como são conhecidas as casas com dois pavimentos de iguais dimensões.

Pode até ter um terceiro pavimento, porém, esse geralmente não passa de um mezanino ou um mirante.

Embora alguns acreditassem que isso iria atrapalhar a arquitetura em Búzios, o efeito foi exatamente oposto.

Primeiro, por criar a necessidade de arquitetos buscarem soluções cada vez criativas para a limitação do espaço. Então eles acabaram encontrando soluções que deixassem as casas com grande estilo, mas sem perder o aspecto colonial.

E segundo, por não permitir que a cidade se descaracterize com o tempo. O que torna seu estilo e arquitetura únicos em termos urbanos se comparada a outras cidades brasileiras.

 

La Pedrera, o lugar ideal para ficar enquanto aprecia a arquitetura de Búzios

Embora Búzios não possa ser considerada uma cidade grande, não há como apreciar toda a arquitetura e decoração da cidade em um único dia.

Ainda mais se você for alguém que tenha envolvimento com arquitetura, ou estiver estudando a história da cidade. Será preciso se hospedar em um bom lugar, e felizmente, nós podemos indicar o melhor para você.

O Hotel & SPA La Pedrera é o lugar perfeito para quem vai passar uns dias na Saint-Tropez brasileira!

Localizada em frente ao mar e cercada por vegetação nativa e densa, o La Pedrera conta com uma arquitetura sutil pensada no seu conforto. Clique Aqui e Faça a sua reserva conosco!