Como manter a pele hidratada no verão? É uma dúvida que está na cabeça de todos aqueles que se preocupam com a saúde e a prevenção ao risco de doenças, causadas pela exposição indevida a raios solares.
Há alguns anos, dermatologistas já vêm alertando sobre perigos de exposição indiscriminada ao sol. Principalmente em períodos de verão, em que normalmente ocorre a necessidade de maior cuidado.
Neste artigo, iremos abordar como manter a pele hidratada no verão, além de outros cuidados para evitar problemas de pele, ocasionados pela exposição inapropriada ao sol.
Importância da pele hidratada
Hidratar a pele tem importância fundamental para a saúde, pois tal procedimento age como reforço de proteção natural do corpo e impede o acesso de micro-organismos responsáveis por diversas infecções.
Em pessoas mais idosas, a pele perde a capacidade de retenção de água, contribuindo para seu ressecamento.
Dessa forma, a necessidade de hidratação é mais necessária, para reter a água e deixar a pele mais saudável e, assim, com melhor aspecto, além da função de proteção já mencionada.
O ressecamento da pele contribui ainda para irritações e coceiras, ocasionando risco de lesões que podem contribuir para doenças.
Ou seja: mantendo a pele limpa e hidratada sua aparência e saúde serão beneficiadas.
Uma hidratação da pele inclui:
- Produtos a serem aplicados;
- Cuidados com a alimentação;
- Ingerir líquidos;
- Comer frutas.
Tudo isso contribui, decisivamente, para a hidratação adequada do corpo com reflexos diretos na pele e em sua beleza.
Cuidados com a exposição ao sol
É preciso atentar para os horários de maior exposição ao sol, pois isso é, de fato, importante para uma pele saudável e hidratada.
O conselho é: modere a exposição nos horários de pico – entre 10h às 16h – e contribua para a melhoria de sua saúde e estética.
Se sua pele for mais clara, modere ainda mais a exposição e faça uso de produtos e acessórios para melhor proteger seu corpo da ação dos raios do sol.
Peles mais escuras são bem resistentes a lesões, mas também devem evitar o abuso e utilizar proteção, pois estão propensas ao câncer de pele.
A proteção deve ser usada sempre que houver exposição ao sol, mesmo quando não é verão, não há como considerar se proteger apenas nas idas à praia ou em dias quentes, pois o sol atinge qualquer ambiente e estação do ano.
Dessa maneira, proteger a pele e definir horários adequados é uma forma de manter a pele sempre saudável.
Priorize contato direto ao sol fora dos horários de 10 às 16 horas, por serem aqueles em que a incidência solar é maior e com mais riscos.
Priorize locais com coberturas e mais frescos. Assim estará ajudando a hidratação de forma natural.
Uso de hidratantes
Use hidratantes de banho e sabonetes que possuam essa indicação na embalagem – pois os sabonetes comuns ressecam a pele. Faça uso de líquidos e frutas diariamente; assim como óleos naturais corporais.
Prefira os hidratantes para peles secas ou sensíveis, pois atuam em maior conforto e alívio a pele. Mas sempre avalie a hidratação e introduza produtos diferenciados, de tempos em tempos, de preferência com composição natural.
Uso do filtro solar e fator de proteção
Usar filtro solar diariamente é fundamental para a proteção efetiva da pele. Verifique se o produto escolhido possui ação de proteção aos raios ultravioleta A e a radiação ultravioleta B.
Veja os índices de Filtro de Proteção Solar (FPS) e Pigmentos Persistentes de Pigmentação (PPD), pois se tratam dos agentes de proteção principais contra os raios prejudiciais.
Aplique o filtro antes da exposição e a cada 3 horas em todo o corpo, e não somente em partes.
O fator de proteção varia conforme a cor da pele e devem ser observadas as seguintes regras:
- Peles claras deve variar entre 60 e 70;
- Peles morenas entre 30 e 45;
- Peles negras de 15 a 30.
Entretanto, o ideal é consultar um dermatologista para sua orientação em adquirir o mais adequado ao seu perfil.
Dicas
Seguem algumas dicas para auxiliar a sua proteção:
- Utilize sempre o filtro solar, mesmo não frequentando praias;
- Cremes hidratantes em spray, para mais rápida absorção;
- Proteja sua cabeça, use chapéus;
- Se apresentar queimaduras, faça a maior hidratação possível.
Estas informações podem auxiliar bastante sua proteção e melhorar a qualidade de sua pele.
Considerações finais sobre como manter a pele hidratada no verão
Muito bem, agora você já sabe muita coisa sobre como manter a pele hidratada no verão e os cuidados a observar quanto a sua pele. Aproveite para curtir despreocupadamente a estação mais quente do ano.
Não perca a chance de visitar Búzios no verão e, ao chegar lá, se hospede na La Pedrera, onde você vai aproveitar o sol e poderá relaxar em nosso SPA e demais atividades. Acesse o site e faça sua reserva!