Os Melhores Alimentos Para o Verão: Sua Saúde em Primeiro Lugar

Os Melhores Alimentos Para o Verão: Sua Saúde em Primeiro Lugar

12dez

A estação mais aguardada do ano se aproxima e com ela, as férias, o calor e muita diversão. Entretanto, é muito importante nesse período o cuidado com a saúde.

Prática de atividade física, cuidados com o excesso do sol e principalmente com a alimentação. Mas como escolher de forma certa? Como descobrir os melhores alimentos para o verão?

Se deseja saber como aproveitar melhor esses dias de altas temperaturas de forma saudável, continue a leitura e descubra!

Planejamento para o Seu Cardápio de Verão

Em dias de calor, é indispensável renovar os seus hábitos alimentares pensando em priorizar alimentos mais saudáveis e leves.

Alimentos gordurosos devem ser evitados ao máximo nesses dias de altas temperaturas. Além disso, alimentos ou bebidas que possuem muito açúcar em sua composição costumam ser os maiores vilões nesse período.

Outro ponto importante é tomar cuidado no ambiente em que você está consumindo, isso porquê o risco de intoxicação é alto. Dias quentes somados a falta de higiene no preparo dos alimentos, aumentam as chances de eles estragarem.

Assim como o açúcar, citado anteriormente, deve ser evitado, é preciso ter cuidado com o sal também. No verão, o nosso corpo costuma diminuir a sua taxa basal, fazendo com que cada pessoa gaste menos calorias em repouso.

Por isso, a importância de alimentos e bebidas naturais, leves e frescos.

 

Sugestões Práticas

Quer aprender algumas dicas úteis para pôr em prática nesse verão? Confira:

  • Priorize o consumo de mais líquidos, principalmente água e sucos naturais. A ideia é consumir ao menos 2,5l por dia;
  • Alimentos orgânicos são bem-vindos em suas refeições durante essa estação;
  • Quanto maior a quantidade de vitaminas e minerais possuir um alimento ou bebida, melhor eles serão;
  • Inclua na dieta carnes magras, peixes, legumes, vegetais e frutas. Se possível deixe 70 a 80% desses alimentos em sua rotina diária;
  • Se optar por cozinhar em casa, busque comprar alimentos em feiras ou mercados confiáveis. Se possível, cultive uma horta em casa. É mais saudável e econômico;
  • Evite fazer as suas refeições em estabelecimentos de procedimentos duvidosos. Procure saber da higienização do local, como é feito o preparo do alimento, etc.;
  • Cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas. Apesar de ser um período mais festivo e convidativo a comemorações, evite possíveis problemas desagradáveis ao seu corpo.

 

Dicas de Alimentos e Bebidas

Agora que você entendeu um pouco melhor sobre como se alimentar, vamos listar abaixo os melhores alimentos para o verão.

  • Grãos Integrais: Chia, quinoa, linhaça, gergelim, entre outros.
  • Frutas: Melancia, limão, laranja, abacaxi, melão, amora e morango.
  • Carnes: Peixes, frango e carnes magras.
  • Bebidas: Água, sucos naturais (detox) e chás.

 

Lembre-se dos Horários em Sua Alimentação

Muitos se animam com a mudança no horário por conta de um maior aproveitamento da luz do sol. Porém, é preciso ter muito cuidado por conta da mudança em nosso horário biológico e rotineiro.

Nosso corpo costuma levar entre 4 a 6 dias para se adaptar a novas mudanças de horários. Diante disso, é necessário ter alguns cuidados. Confira os principais:

  • Não altere os horários das refeições.

O ideal é procurar não alterar muito os horários das suas refeições. Manter os horários é importante para que o seu organismo se adapte melhor aos novos hábitos.

  • Cuidado com os alimentos estimulantes à noite.

Assim como em outras estações, é preciso evitar estimulantes ao seu corpo durante o verão. Principalmente durante a noite. Isso porque eles podem atrapalhar a qualidade do seu sono.

  • Refeições Intervaladas.

Não é sempre possível, principalmente nesse período em que ocorrem as férias, festividades e viagens, porém busque sempre manter um intervalo padrão entre as refeições. O intervalo mais sugerido pelos nutricionistas é de 3h em 3h ou de 4h em 4h.

 

Conheça o Restaurante Citrino Contemporâneo

Pronto. Você já sabe o suficiente para planejar e manter a sua alimentação saudável durante o verão. Mas, será que você sabe aonde encontrar tudo isso em um único lugar?

Se já está de malas prontas para vir visitar e desfrutar dias inesquecíveis na cidade de Armação dos Búzios, a nossa sugestão é o Restaurante Citrino Contemporâneo. Além de possuir os melhores alimentos para o verão, ele foi desenvolvido para quem busca comer bem, com ingredientes de alta qualidade e pratos feitos com amor.

Clique aqui para efetuar a sua reserva no La Pedrera Small Hotel & Spa e vivencie uma experiência única e saborosa conosco!