Tudo Sobre Jardim em Casa: Cuidados do Plantar ao Colher

23jan

Abrir a janela do quarto e ter uma bela vista de um jardim traz, com certeza, uma sensação de aconchego e tranquilidade, afinal, é a natureza ali presente, bem perto de nós. 

Só que ter um jardim em casa parece uma tarefa bastante complicada, que demanda uma grande quantidade de espaço, mas não é bem assim. É possível construir um belo jardim na sua casa, independente do espaço disponível. Você pode montar o seu de acordo com o seu gosto e com a área livre do seu lar. 

 

O jardim e suas vantagens 

Ter um jardim em casa é muito vantajoso. Confira os principais benefícios: 

  1. Contato com a natureza

Principalmente em grandes cidades e capitais, onde o verde tem perdido cada vez mais espaço para o concreto, um jardim em casa, seja qual for o tamanho, nos reconecta com a natureza. O jardim é também um umidificador natural, o que ajuda muito em tempos mais secos. 

  1. São relaxantes

Parar em frente a um jardim bem cuidado traz uma grande sensação de relaxamento. Em um dia exaustivo de trabalho e rotina, alguns minutos sentados apenas apreciando e contemplando podem ser revigorantes. E esta sensação de relaxamento pode ser aumentada caso seu jardim tenha plantas aromáticas, como a lavanda, cujo óleo essencial promove bem-estar e tranquilidade. 

  1. É um hobby

Ter um hobby em casa é importante para quebrar a rotina pesada de trabalho e tarefas domésticas. A manutenção de um jardim em casa pode ser uma ótima opção. Ele exige pequenos cuidados constantes para ficar sempre agradável, e essas tarefas ajudam no poder de concentração. 

  1. Ótimo para as crianças

Ter um jardim em casa é importante para que as crianças tenham contato constante com a natureza, sobretudo nas grandes cidades, onde áreas verdes são cada vez mais escassas. E se incentivadas desde cedo, os pequenos sempre terão interesse pela terra e pelas plantas. 

  1. Purificam o ar e evitam alergias

Algumas espécies de plantas — a Hera, por exemplo — têm a capacidade de “limpar” o ar. Se alguma pessoa na casa tiver algum tipo de alergia, é recomendado também espalhar alguns clorofitos no jardim — ou até dentro de casa. Eles têm o poder de reter partículas alergênicas.  

  1. Decoram o ambiente

Além de todos os benefícios para saúde física e mental, um jardim em casa pode também ser o detalhe que faltava na decoração. Existem inúmeras plantas, flores, vasos, ornamentos e tipos de iluminação, e este pode ser o lugar mais charmoso de sua casa. 

 

Como ter um jardim em casa? 

Primeiro, é preciso ter bom senso na hora de montar o seu jardim, afinal, o espaço disponível deve ser levado em conta. Isso, contudo, não é desculpa para desistir da ideia. Há uma série de modelos de jardins verticais que são super harmônicos e fáceis de serem montados. Vamos a algumas dicas para montar um belo jardim em casa: 

1- Grama requer muitos cuidados, portanto uma opção econômica é usar pedriscos ou seixos rolados, criando um substrato mais barato. Esta é a opção ideal para jardins internos. 

2- Invista em um kit para jardinagem completo, com ferramentas e acessórios

3- Utilizar vasos é prático para a manutenção, e ainda são ideais para quem mora em apartamentos.

4- Cerquinhas e divisórias de bambu ou mesmo de outros materiais artificiais ajudam a dar forma ao jardim, criando ambientes, recantos e canteiros charmosos.

5- Para quem possui bastante espaço, criar caminhos de pedra ou lajota evita que você suje a casa toda de terra, depois de passear por ele ou de cuidar das plantas.

6- Jardins verticais em casa são indicados principalmente para quem tem pouco espaço. O uso de materiais alternativos, como pallets, pode deixar esse tipo de jardim muito prático e barato de ser feito, sem deixar de ter um lindo efeito visual. Este modelo ainda pode ser aproveitado para o cultivo de hortas.

7- Se houver espaço, coloque uma rede, uma mesinha com um belo ombrelone e cadeiras em volta, ou mesmo apenas banquinhos de madeira. 

 

Cuidados especiais 

Por fim, fique atento aos cuidados essenciais para que o seu jardim em casa fique perfeito!

 

  1. Regar: Dependendo do local onde seu jardim está, a chuva pode ser aliada. Contudo, é preciso tomar cuidado, pois excesso de água pode apodrecer as raízes, além de algumas espécies de plantas permitirem irrigações mais espaçadas, pois retém melhor a água.

 

  1. Poda: Ela deve ser feita em épocas específicas do ano. No verão, por exemplo, remova apenas as folhas mortas e galhos secos para manter a flor bonita.

 

  1. Exposição ao sol: Sol é extremamente importante para o seu jardim em casa, porém o tempo de exposição solar varia muito de uma planta para outra e por isso é tão importante saber o que fazer com cada espécie.

 

  1. Adubação: A adubação das plantas é importante para que elas metabolizam e absorvam os nutrientes do solo mais rapidamente. Durante o verão, a terra seca deve ser removida para que seja feita a troca do adubo.

 

  1. Pragas: observe diariamente as plantas para entender a motivação do ataque de pragas, que pode acontecer por problemas na circulação de ar, umidade e iluminação errada. Se notar problemas deste tipo, tente variar o local, horários de exposição ao sol e quantidade de regas por período.

 

Que tal aproveitar a natureza local de Búzios?

No La Pedrera Small Hotel & Spa, você vivencia uma experiência única, em total contato com a natureza local, e ainda poderá desfrutar da nossa horta orgânica própria.

Jardim em Casa - Horta Orgânica Jardim em Casa - Horta Orgânica no La Pedrera Jardim em Casa - Horta no La Pedrera

Toda estrutura do hotel foi projetada pensando na preservação do meio ambiente e para que nossos hóspedes tivessem uma conexão com a flora da cidade.

Gostou? Clique aqui para efetuar a sua reserva e garanta benefícios exclusivos em sua reserva antecipada!