Turismo Sustentável: Como Explorar a Natureza Sem Prejudicá-la

Turismo Sustentável: Como Explorar a Natureza Sem Prejudicá-la

28nov

O turismo sustentável é um dos temas mais comentados nos últimos anos. Isso porque parte desde a sustentabilidade ambiental que é atualmente o maior desafio atual da humanidade, e significa basicamente a busca pelo equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação dos recursos naturais de forma que não comprometam as próximas gerações.

Essa ideia surgiu do dever de repensar a forma de explorar a natureza e foi conceituada pela primeira vez em 2002, na conferência chamada R+10  ou Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul . O conceito de sustentabilidade busca tanto o desenvolvimento econômico quanto a ecológica e social. Surgiu junto com o termo Desenvolvimento Sustentável que é o meio para que ela seja alcançada.

Quer saber um pouco mais sobre a importância da sustentabilidade ambiental e a relação direta dela com o turismo? Confira abaixo tudo o que precisa saber sobre o turismo sustentável!

 

Entendendo um Pouco Mais Sobre o Turismo Sustentável (Sustentabilidade Ambiental)

É muito importante entender que a meta da sustentabilidade ambiental deve atuar em várias frentes, dentre elas: o turismo. Entender que cada vez mais, cada um nós precisamos nos conscientizar dos nossos deveres, é o melhor caminho para ajudarmos o meio ambiente.

Você sabia que até mesmo na hora de viajar durante as suas férias, pode contribuir para a sustentabilidade ambiental? Você pode aproveitar tudo que a natureza tem para lhe oferecer sem desperdiçar nenhum recursos importante. E isso é exatamente o que permeia o conceito de turismo sustentável. Veja como você pode colaborar com essa causa!

Como explorar a natureza sem prejudicá-la?

Atualmente já existem agências especializadas em viagens sustentáveis ou eco-viagens. Mas se você quer viajar por conta própria e contribuir para o meio  ambiente deve começar pelo planejamento da viagem.

Começar incluindo os meios de transporte, que devem ser sustentáveis, escolher também hotéis e resorts que tenham a sustentabilidade ambiental como lema do negócio e até possuam atividades sustentáveis. Dentre as atividades desses locais, podemos citar a reciclagem, uso consciente da energia e/ou de água, cultivo de hortas orgânicas, entre outras.

Mas ainda existem outras formas para você mesmo contribuir para o turismo sustentável:

1- Sempre que possível, utilize transportes que diminuem o impacto, como metrô, bicicletas, ônibus ou simplesmente colabore com uma ação sustentável e saudável que é fazer uma boa caminhada.

Obs: Além de colaborar com o meio ambiente e a sua saúde, você tem mais tempo para apreciar as belezas naturais do destino, explorar novos lugares, conhecer pessoas e a cultura local.

2- Lembre-se sempre de economizar na energia, seja nas acomodações ou nas dependências da hospedagem. Você pode contribuir para o meio ambiente com pequenas atitudes como, desligar as luzes quando não estiver usando, o ar – condicionado quando sair e retirar o carregador do celular quando já estiver carregado.

3- Assim como a energia, é necessário utilizar a água de forma consciente. Uma ação muito simples e prática é evitar o gasto de água no chuveiro enquanto estiver utilizando a pia e vice-versa. É válido também para quando estiver utilizando recursos de outro local que utilize de água, como piscinas, saunas e afins.

4- Pense no que carrega,  nos lixos que produz e onde faz seu descarte. Será que é possível viajar com menos cargas ou sacolas? Pense nisso!

5- Quando possível, prefira fazer voos diretos, pois o avião emite altas quantidades de carbono;

6- Evite a constante troca de roupas de cama e toalhas.

7- Recicle as embalagens que usar e separe o lixo que você produzir. Principalmente quando estiver aproveitando de dias de lazer no destino. Seja fazendo uma trilha, curtindo um dia na praia ou passeando a noite.

8- Busque uma alimentação saudável. O ideal é procurar restaurantes que também possuem as boas práticas para com o meio ambiente.

Quer aproveitar sua viagem num local sustentável?

As dicas acima são muito importantes para você conseguir reduzir impactos ambientais durante as férias. Porém de nada adianta seguir todas essas dicas e se hospedar em locais que também não prezam pela sustentabilidade.

Por isso, o La Pedrera Small Hotel & Spa é a melhor opção para você que deseja aproveitar uma linda viagem e ainda contribuir com sua parte para o meio ambiente.

Com o certificado de sustentabilidade e total conexão com a natureza local, o hotel foi pensado para você desfrutar momentos de lazer e relaxamento, conectando-se com o meio ambiente e explorando-o, sem prejudicá-lo.

Aqui no La Pedrera Small Hotel & Spa você conta com uso de amenities biodegradáveis, uma horta para plantio de alimentos sem agrotóxicos, a separação do lixo corretamente para ser enviado para reciclagem e fazer adubo, entre outras práticas sustentáveis.

Tudo isso e ainda conta com uma localização privilegiada, perfeita para você conhecer e explorar os principais pontos turísticos do destino.

Clique aqui para efetuar a sua reserva com benefícios exclusivos e garanta uma viagem inesquecível e em completa sintonia com a natureza!